Evento gratuito promete movimentar a Baixada Fluminense e gerar mais trabalho para os taxistas locais
A 5ª edição do Festival Mate com Angu de Cinema será realizada entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro, em Duque de Caxias, e deve movimentar não apenas o cenário cultural, mas também o setor de transporte da cidade. Com programação gratuita em vários pontos da Baixada Fluminense, o evento deve aumentar a demanda por táxis, principalmente nas regiões próximas aos locais das exibições e oficinas.
Com o tema “Bora se ver no cinema”, o festival vai ocupar espaços públicos como o Gomeia Galpão Criativo, o Casarão da Cultura e a Praça da Estação de Trem de Imbariê, que receberá sessões ao ar livre. A expectativa é de um público expressivo, formado por moradores, artistas e visitantes de outros municípios — o que deve refletir diretamente em maior volume de corridas para os taxistas durante os dias de evento.
O festival, promovido pelo Cineclube Mate com Angu, chega à sua quinta edição reforçando o papel da produção audiovisual independente e o acesso gratuito à cultura na Baixada. A concentração das atividades em pontos estratégicos da cidade pode favorecer a circulação de passageiros, especialmente em horários noturnos e nos fins de semana.
De acordo com representantes da categoria, eventos culturais e turísticos como este têm se mostrado importantes aliados na recuperação do setor. “Quando a cidade tem programação cultural gratuita, o movimento de passageiros aumenta e o táxi se torna a opção mais segura para o deslocamento”, avaliou um taxista de Caxias.
Com expectativa de grande público, o Festival Mate com Angu pode representar uma boa oportunidade de aumento no faturamento e valorização do serviço de táxi em Duque de Caxias, reforçando o papel do transporte legalizado no apoio à cultura e à mobilidade urbana.






