Operação Pressão Máxima identificou irregularidades em 18 veículos e quatro postos de combustíveis
A segunda fase da Operação Pressão Máxima, realizada nesta semana no Rio de Janeiro, resultou na interdição de 18 veículos de transporte particular, incluindo táxis e carros por aplicativo, além da autuação de quatro postos de combustíveis por irregularidades no uso e na comercialização do GNV (Gás Natural Veicular).
A ação, conduzida pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) em parceria com o Procon-RJ, Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-RJ), DETRAN-RJ e Comando de Polícia Ambiental (CPAM), teve como foco o combate a riscos e fraudes em veículos e postos de abastecimento. As fiscalizações ocorreram na Glória, Centro, Ilha do Governador, Ramos e Cidade Nova.
Segundo o balanço, 15 carros de aplicativo e 3 táxis foram interditados por apresentarem documentação vencida do sistema de gás ou cilindros fora do prazo de validade. Nos postos, duas bombas de GNV foram lacradas por erro de calibração, situação que fazia o consumidor receber menos combustível do que o indicado no visor.
O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, alertou para o alto índice de irregularidades no estado:
“Cerca de 65% dos veículos que utilizam GNV no Rio estão em situação irregular. Isso coloca em risco passageiros, motoristas e frentistas. Segurança não é opcional — é uma necessidade”, afirmou.
A operação seguirá ativa até o fim do ano e deve percorrer outras regiões do estado.
Na primeira fase, realizada em julho e agosto, foram fechadas cinco instaladoras clandestinas de GNV em bairros como Rocha Miranda, Curicica e Engenho de Dentro. Nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, 23 veículos foram interditados, sendo 8 táxis e 15 carros de aplicativo.
A operação reforça a importância da manutenção preventiva e da regularização dos sistemas de GNV. Para os taxistas e motoristas de aplicativos, manter o veículo em conformidade é essencial para garantir segurança, evitar prejuízos e seguir rodando com tranquilidade pelas ruas do Rio.






